Páginas

13/09/2017

Uma conversa meio séria sobre: DEPRESSÃO

|

Bem, olá!

Acho que hoje abordarei o tema mais complicado e ao mesmo tempo mais comum atualmente, na conversa meio séria, essa ideia de fazer um blog com um pouco da psicologia veio também desse momento atual em que está mais em voga situações de pessoas famosas comentando sobre esse tipo de transtorno e infelizmente muitos tirando suas vidas também por consequências da depressão.

Antes de explicar um pouco sobre o que é a depressão é preciso que as pessoas entendam que esse tipo de transtorno não é frescura, não é só uma coisa que dá e passa e uma doença séria e precisa de tratamento, por isso se você conhece alguém ou passa por esse problema converse com alguém e diga que precisa de ajuda, só assim as pessoas vão saber te ajudar e quem sofrer por não ser compreendido na sua doença procure sites e mantenha as pessoas que se importam contigo informadas porque isso ajuda muito!

Agora vamos a definição médica de sempre:

Distúrbio depressivo maior ou transtorno depressivo maior, conhecido simplesmente como depressão é muitas vezes acompanhado de baixa autoestima, perda de interesse em atividades de outra forma aprazíveis, pouca energia e dor sem uma causa definida. É importante frisar que a depressão é um transtorno mental, mas que ocorre por falta de um hormônio ou pouca produção dele, ou seja, ela tem uma parcela de fundo biológico, agora o porquê esse tipo de hormônio não é produzido? Porque ele é o hormônio liberado em momentos de felicidade.

Existem diversos graus de depressão seja do leve ao mais severo (onde a produção desse hormônio é zero), por isso só se é caracterizada a depressão depois de duas semanas seguidas, entretanto algumas pessoas podem apresentar episódios de depressão separados por um intervalo de vários anos, enquanto outras manifestam sintomas de forma quase permanente.



E quais são os sintomas mais comuns da depressão?

  • ·         Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • ·         Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
  • ·     Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
  • ·         Desinteresse, falta de motivação e apatia;
  • ·         Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
  • ·  Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso;
  • ·         A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
  • ·         Interpretação distorcida e negativa da realidade;
  • ·         Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
  • ·     Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido;
  • ·         Perda ou aumento do apetite e do peso;
  • ·         Insônia, despertar matinal precoce ou, aumento do sono;
  • ·         Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos.

A depressão é um problema tão sério que entre 2 a 7% dos adultos com depressão morrem de suicídio e cerca de 60% das pessoas que morrem por suicídio apresentavam depressão ou outro distúrbio de humor. E, em níveis, pode afetar de forma negativa as relações familiares, o emprego ou a vida escolar, o sono e as refeições e a saúde em geral de seu portador, por isso toda ajuda é bem vinda sempre, mas não deixando de lado que a pessoa precisa também ter acompanhamento psicológico.

Então, depois de feito o diagnóstico correto que leve em consideração todos os fatores envolvidos, o que se pode esperar um uma melhora gradual do quadro depressivo, se todas as recomendações do psicólogo e psiquiatra. As expectativas são atualmente muito boas, por isso é necessário que cada vez se fale mais e mais sobre essa doença tão grave e tire os mitos que ela pode trazer consigo o máximo de informação possível ajuda a pessoa a entender que não é culpa dela é apenas um mau funcionamento do seu corpo e com o cuidado especifico ele volta a trabalhar da forma correta.

Agora é com vocês! Compartilhem esse texto com quem precisa dessas palavras e tragam suas duvidas para que possamos conversar!


Beijos Alina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário